segunda-feira, 18 de abril de 2011

*MPB

Por definição, toda música popular produzida no Brasil é música popular brasileira. Assim, toda obra musical criada por compositores populares desde a música gauchesca do sul, a música sertaneja do sudeste, o samba e o pagode das grandes cidades e favelas, o baião, o axé e o forró nordestinos, a música de raízes indígenas do centro-oeste e do norte e também o rap, o pop-rock, o funk e adance music nacionais das baladas deve ser considerada música popular brasileira. No entanto, a sigla MPB parece não ter o mesmo significado do que sugerem as iniciais da expressão música popular brasileira.

A Música Popular Brasileira (mais conhecida como MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock, soul e samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário